

DICAS PARA O PERÍODO DE ADAPTAÇÃO
“ Mais um ano que se inicia...
com certeza de partilharmos juntos a bela missão de educar nossas crianças. ”
Consideramos este período de entrada na escola, como MUITO IMPORTANTE, e que necessita de um trabalho de parceria com a família.
Algumas dicas:
-
Não há tempo definido para a ADAPTAÇÃO. Atitudes adequadas por parte dos pais, com certeza irão contribuir para o sucesso deste período.
-
A criança precisa de um tempo para ver com clareza as diferenças entre a sua casa e a escola. Na escola há muitas pessoas, todas a principio desconhecidas, há também uma rotina diferenciada, horários determinados e espaços estranhos.
-
O tempo para criar vínculos de confiança e segurança é bastante individualizado – algumas crianças passam por esse momento de forma mais rápida, outras mais lenta, por isso não se deve criar expectativas.
-
O fato de se separar dos pais para vivenciar uma nova experiência, pode também gerar INSEGURANÇA E SENTIMENTO DE ABANDONO. É importante que não ocorram ATRASOS NO HORÁRIO DA SAÍDA, pois esses sentimentos podem ser reforçados.
-
As reações quanto a este período podem ser diversas: elas podem chorar ou, ao contrário, ficarem muito caladas; podem adoecer, recusar-se a comer, a dormir, a brincar.
-
Privilegie um objeto de transição para que a criança o traga nos primeiros dias, isso o ajudará a sentir-se seguro neste novo ambiente desconhecido para elas;
-
É muito importante ter CONFIANÇA na escola. Não faça comentários negativos em casa. Se tiver dúvidas, marque uma reunião com a professora e equipe da escola.
IMPORTANTE:
-
Evitar mentiras, chantagens ( prometer comprar brinquedos, chocolates, etc ), sair escondido, ser insistente para que fique, chegar atrasado ao buscá-lo (a) na escola.
-
Disponibilizar tempo para acompanhar seu (sua) filho(a) neste período ( a pessoa mais indicada para este momento é aquela que a criança tem maior facilidade de se desvincular/se despedir);
-
Não demonstrar insegurança, chorar na frente de seu (sua) filho (a), ficar com pena ou remorso, pois as crianças captam esses sentimentos;
-
Evitar insistentes “tchauzinhos” quando estiver bem na sala de aula;
-
Não enfatizar muito a existência do “parquinho”, pois seu (sua) filho (a) não poderá usufruir deste espaço o tempo todo de sua permanência na escola.
Use e abuse: amor, paciência, confiança nos profissionais
da escola, tempo e firmeza.

Escola Arco-Íris